O dinheiro causa muito estresse. Poucas pessoas controlam firmemente sua situação financeira pessoal e a maioria das pessoas nunca foi ensinada a administrar seu dinheiro. 

Mesmo as pessoas que nasceram ricas nem sempre sabem como estão suas dívidas e ativos. Felizmente, existem alguns aplicativos de finanças pessoais excelentes que podem ajudar a ficar em dia com o seu crédito pessoal

Esses aplicativos podem mostrar quanto dinheiro ou dívida você tem, analisar seus hábitos de consumo, ensiná-lo a aumentar sua pontuação de crédito e ajudá-lo a fazer mudanças financeiras positivas.

Se você é novo na gestão financeira, tenha em mente que:

1) Leva tempo para resolver qualquer situação financeira. Você pode aprender algo valioso imediatamente, mas não ver uma melhora real por meses.

2) O processo de aprendizagem é contínuo. Conforme sua situação financeira muda, continue aprendendo para que você possa fazer bons ajustes à medida que avança.

Entenda quanto dinheiro você tem

Uma boa maneira de começar a aprender sobre suas finanças pessoais é ver o quadro geral. Quanto dinheiro você tem? Quanta dívida você tem?

Existem diversos apps que podem ser a sua ferramenta de finanças pessoais favorita, em parte porque mostra a você a visão geral e os detalhes essenciais de seu dinheiro sempre que você o usa. Vamos falar primeiro sobre o quadro geral.

Apps de organização

Ao criar uma conta no app, você conecta o aplicativo a todas as suas contas financeiras pessoais, desde contas correntes até contas de aposentadoria. O app então rastreia os saldos de cada conta, bem como todas as transações que ocorrem nelas. 

É como se você tivesse acessado cada uma de suas contas financeiras na mesma janela. A seguir, o app registra todos os saldos de todas as contas para dizer se o seu patrimônio líquido é positivo ou negativo.

O app também mostra os subtotais de suas contas financeiras por tipo: dinheiro (contas correntes e de poupança), saldos de cartão de crédito, contas de investimento, empréstimos e ativos (propriedade e veículos). 

Esses resumos ajudam você a ver como seu patrimônio líquido se acumula. A sua dívida é principalmente de uma hipoteca ou você tem muitas dívidas de cartão de crédito pequenas que somam quando consideradas todas juntas?

Aprenda para onde seu dinheiro vai

Depois de ter uma noção de quanto dinheiro e dívidas você tem, você pode analisar seus gastos. Se a maior parte de seus gastos do dia a dia ocorre com cartões de crédito e débito, o app é mais uma vez uma ótima ferramenta para esse trabalho. 

Se você normalmente paga em dinheiro, precisa começar anotando tudo o que compra. Você pode fazer isso no app, se quiser, porque ele tem um campo de entrada para gastos em dinheiro. 

Ou você pode usar um aplicativo de contabilidade ou até mesmo uma planilha simples. Em qualquer caso, registre cada compra que você fizer. 

Inclua a data, categoria de gastos (como aluguel, roupas ou entretenimento) e o valor. Após cerca de três meses, você deve ter dados suficientes para ser útil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *