Todos os dias os idosos passam por diversas situações que podem comprometer a sua saúde física e o seu bem estar. Essa fase é marcada por várias mudanças no corpo e na mente da pessoa.

Muitos dos idosos perdem o equilíbrio durante uma caminhada e até mesmo quando tenta se levantar, por que seus reflexos já estão comprometidos e a sua força já não é a mesmo quando era mais jovem.

Por causa disso, os acidentes são frequentes nessa fase. O interessante é que dados revelam que a maioria dos acidentes ocorre dentro de suas próprias casas. Para reduzir as chances de acidentes é preciso adotar algumas medidas que podem ser acrescentadas à rotina do idoso.  

Instale barras de apoio

A instalação de barras de apoio é importante para evitar que quedas aconteçam. Pesquisas indicam que a maioria das quedas sofridas por idosos ocorrem dentro de casa, sobretudo no banheiro, já que este ambiente é escorregadio.

Dessa forma, a barra de apoio serve para que o idoso se apoie ao andar pela casa ou caso perceba que vai sofrer uma queda.

Nessa fase da vida, a ausência de equilíbrio é constante e essas barras vão dar mais autonomia para essas pessoas nos seus afazeres domésticos. Essas barras precisam estar em ambientes como banheiro, cozinha, quarto e principalmente em escadas.

Utilize piso antiderrapante

Outra dica para deixar a casa de um idoso mais segura é investir no piso antiderrapante, especialmente em lugares molhados como banheiros e lavanderias. Sendo assim, uma boa dica é utilizar piso emborrachado para evitar que o idoso escorregue nesses ambientes.

Outra dica também relacionada ao piso é evitar o uso de tapetes soltos, pois isso pode provocar tropeços e escorregões, já que nessa fase da vida fica mais complicada a caminhada. Mesmo aqueles tapetes menores colocados em locais como cozinha e banheiro também devem ser descartados.  

Invista em móveis adaptados

Uma boa parte dos acidentes também ocorre por causa dos móveis que são altos ou pontudos. Desse modo, uma forma de deixar o lar do idoso mais seguro é por usar moveis adaptados. Procure deixar o móvel em uma altura que seja ideal para a utilização do idoso.

É preciso verificar a necessidade da pessoa. Analise se ela precisa fazer alguma atividade sentada ou se utiliza cadeiras de rodas, só a partir daí que você poderá em que altura os móveis serão instalados.

Outra dica também para evitar riscos de acidentes na casa de um idoso é por usar sempre móveis com pontas arredondadas e nunca com pontas. Objetos com pontas não é apropriado para a decoração da casa de um idoso. Além disso, para impedir o surgimento de lesões diante de uma queda, use proteções específicas para pontas de mesa. E não podemos deixar de citar que o caminho dentro de casa precisa estar livre, ou seja, sem objetos.

Dê atenção a iluminação

A iluminação do ambiente também é fator importante na segurança da casa de um idoso. Nesse período da vida é natural que a visão comece a falhar, assim, providencie uma boa iluminação para cada ambiente.

Da mesma forma, faça a instalação de interruptores perto de locais como cama, portas e também do sofá. Deste modo fica mais fácil para o idoso poder ter visibilidade sem precisar sair procurando o interruptor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *