O sistema de esgoto é altamente relevante para toda a população, já que garante o bem-estar e a qualidade de vida daqueles que o utilizam. Com ele, é possível realizar o descarte correto das excreções humanas e também permitir que a água utilizada no processo seja encaminhada para tratamento. 

O presente artigo tem o objetivo de apresentar 5 fatores que você deve saber a respeito de seu esgoto. Desta forma, se viabiliza o conhecimento da importância de sua manutenção, cuidados, limpeza, tratamentos e especialistas capazes de resolver os problemas que surgirem. Não deixe de conferir!

É preciso realizar manutenção 

O encanamento do esgoto pode acabar ficando engordurado ou mesmo com acúmulo de substâncias causadoras de obstruções. Pensando nisso, procure realizar manutenções todos os meses. Tais manutenções podem ser realizadas através do uso dos seguintes ingredientes: vinagre, bicarbonato de sódio e água quente ou detergente e água quente. 

Para a primeira receita, basta inserir uma xícara de vinagre e uma de bicarbonato nos ralos da casa, em seguida é preciso adicionar um litro de água quente. Na segunda receita, você pode inserir o detergente nos ralos e depois a água. Assim, é possível derreter a gordura e limpar os encanamentos que permitirão a passagem da água até o esgoto.

Evitar jogar cabelos no ralo impede entupimentos

Quando você deixa cair fios de cabelo, objetos plásticos ou mesmo restos de comidas nos ralos dos diferentes ambientes da casa, você viabiliza a obstrução dos encanamentos. Com isso, entupimentos podem ocorrer, causando mau cheiro e trazendo de volta itens que eram para ser encaminhados para a rede de esgoto. 

Portanto, evite que alimentos, cabelos, papéis e plásticos sejam descartados de maneira indevida. Assim, você garante um bom funcionamento dos encanamentos e consequentemente, do esgoto de sua casa. 

O mau cheiro pode ser causado pelo acúmulo de substâncias

Como mencionado anteriormente, quando você joga restos de comida em ralos ou mesmo deixa seus fios de cabelo caírem nos canos, podem ocorrer entupimentos que causam mau cheiro. Muitas vezes estes fenômenos acontecem devido ao acúmulo de substâncias. O pó de café, por exemplo, pode obstruir a passagem da água que vai para tratamento. 

Portanto, procure não só evitar o descarte de itens indevidos nos ralos, mas também chamar especialistas para realizar a limpeza profunda dos encanamentos e, principalmente da caixa de esgoto, que pode causar cheiros muito desagradáveis com o acúmulo de insumos em seu interior. 

Tratamento de esgoto evita doenças

Com uma caixa de esgoto higienizada, o tratamento feito corretamente e o acesso ao saneamento básico é possível evitar a proliferação de doenças parasitárias como a esquistossomose, leishmaniose, dengue e doença de chagas. Portanto, busque defender o saneamento para todos, já que isso pode erradicar doenças atuais. 

Além disso, confira em sua cidade quais são as estatísticas relacionadas ao acesso a tratamento de água e de esgoto, assim, você pode ficar por dentro das diferentes formas de ajudar. 

Chamar serviços especializados em casos de entupimento pode trazer soluções definitivas

Se você passar por entupimentos que acabam prejudicando a sua rotina e emanando o cheiro do esgoto, procure contatar serviços especializados. Por exemplo, existe a possibilidade de chamar empresas capazes de resolver casos de entupimento de esgoto em São Caetano do Sul ou em qualquer outra região.

Outras cidades também podem ter especialistas, sejam eles encanadores ou associados a empresas. O importante é resolver a emergência da maneira correta, com segurança e impedimento de repetições a longo prazo. Esperamos que as informações aqui disponibilizadas sejam úteis para você. Agradecemos pela leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.