Um síndico de um condomínio tem muito trabalho a fazer e esse trabalho pode ser estressante para alguns. A situação pode ficar ainda pior quando o síndico não tem uma relação das tarefas que contribuem para a organização de suas atividades.

O papel do síndico é gerenciar os empregados e proporcionar bem-estar para todos os condôminos. Por isso, ele precisa ter conhecimento de todas as suas obrigações para administrar de forma eficaz um condomínio, evitando as manutenções recorrentes, que só trazem gastos e dor de cabeça para todos.   

Veja agora como um síndico pode organizar suas tarefas e ter menos manutenção no condomínio.  

Atividades diárias

Em um condomínio tem muito que se fazer. Porém algumas tarefas precisam ser realizadas diariamente. Veja algumas delas agora.

Falar com o zelador

O zelador é a pessoa que vai entender e repassar as sugestões e reclamações dos moradores para o síndico, por isso, o diálogo é importante. Outra pessoa que também pode passar informações importantes é o porteiro.

Checar o jardim e piscina

O jardim é um dos lugares mais bonitos em um condomínio, e o síndico deve verificar se está tudo em ordem para evitar gastos desnecessários, devido a falta de cuidado. A Piscina também não pode passar despercebida, já que é um ambiente em que todos usam diariamente.

Ver as câmeras

O síndico também é responsável pela segurança do local, sendo assim, ele precisa diariamente verificar as câmeras e analisar onde precisa de mais atenção e conferir se elas estão funcionando normalmente.

Ver os elevadores

O síndico precisa se certificar de que os elevadores estejam funcionando corretamente e caso algo de diferente seja percebido, a manutenção por profissionais deve ser realizada o quanto antes para evitar acidentes.  

Atividades semanais

Para ter menos manutenção no condomínio é preciso também cumprir com as atividades semanais.

O síndico deve analisar o estado dos brinquedos semanalmente e solicitar a manutenção naqueles que oferecem risco. Também precisa ver se as contas estão em dias e quais devem ser pagas.

A parte hidráulica do condomínio também deve ser analisada semanalmente e se houver a necessidade de manutenções, solicitar os serviços de uma empresa desentupidora para resolver o problema e evitar mais gastos.  

Atividades quinzenais

As atividades quinzenais estão muito ligadas a manutenção do jardim, como também na mudança da bomba de água e na limpeza de ralos e caixas de gordura.

Atividades mensais

Já as atividades mensais envolvem algumas tarefas que se não forem cumpridas, pode causar algum prejuízo para os condôminos.

Por isso é fundamental o síndico conferir as contas e enviar os boletos de pagamento para cada morador, conversar com aqueles que não estão realizando o pagamento em dias, além de realizar reunião com os condôminos.

Além de todas essas tarefas, o síndico precisa de tempo em tempo verificar os geradores, providenciar a limpeza das caixas de água e das caixas de esgoto, com uma desentupidora.

Também precisa verificar contratos e cuidar dos impostos. Verificar as instalações elétricas, saída de emergência e realizar dedetização em todo o condomínio. Todas essas atividades vão contribuir para que o trabalho seja feito de forma organizada, evitando gastos com manutenções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.