Certamente devido à correria de nosso dia a dia, muitas vezes manter nossos ambientes organizados acaba sendo um desafio, é por isso que existem profissionais tipo a personal organizer, essa profissional é capaz de organizar ambientes, rotinas e até mesmo espaços.

Porém, ao tomarmos algumas atitudes diariamente podemos manter a organização de nossos ambientes por mais tempo, sendo assim, são muitas as dicas que podem ser seguidas a fim de melhorar o ambiente e não ter sua produtividade afetada.

Saiba porque a desorganização afeta sua produtividade

Primeiramente é preciso compreender que muitas vezes aquelas pilhas de papéis, aqueles móveis antigos ou até mesmo aqueles copos completamente espalhados por um escritório ou até mesmo em sua residência podem ser extremamente prejudiciais para sua produtividade.

Na maioria das vezes, a desorganização ataca diretamente o desempenho comprometendo por completo a produtividade das pessoas em geral, isso porque nem mesmo sua mente consegue se concentrar com tanta desorganização.

Saiba como organizar seu ambiente de trabalho

No ambiente de trabalho desorganização não é aceitável de forma alguma! Muitas vezes em nossas residências acabamos tendo maior dificuldade de manter tudo organizado porque muitos tem filhos, outros possuem animais de estimação e muitas vezes a organização não fica 100%.

Porém, no ambiente de trabalho, é preciso entender que tudo que está em seu caminho deve atrapalhar e muito, sendo assim, o ideal é começar se livrando de tudo aquilo que é completamente supérfluo, aquilo que realmente não precisa de forma alguma ser guardado.

Além do mais, aqueles móveis mais antigos podem ser vendidos tranquilamente, objetos que não são mais usados podem e devem ser usados, todos os documentos que não possuem serventia alguma devem ser descartados da forma correta.

O ideal é limpar o ambiente de trabalho por completo, depois tudo que sobrar deve ser categorizado logo devem ser identificados, desta forma, será possível saber exatamente o que deve permanecer no ambiente de trabalho e o que pode ser armazenado em outro local.

Quanto aos documentos o ideal é organizá-los através da importância ou até mesmo pela necessidade de acesso, sendo que muitas vezes usamos documentos frequentemente e outras vezes isso não ocorre.

Rotina de organização da casa também ajuda no aumento da produtividade

Sim, é importante que não basta manter a organização apenas no ambiente de trabalho, antes, porém, é importante ter um certo padrão de organização na própria residência. Isso porque muitas vezes as roupas jogadas no chão, pia cheia de louça, objetos espalhados pelos cantos acabam prejudicando até mesmo nossa saúde mental.

Em geral, a sala é o cômodo mais utilizado pelos moradores da casa, sendo assim, devem-se buscar algumas soluções que realmente não atrapalhem o conforto dos moradores da casa em questão.

O ideal é eliminar por completo a bagunça de cada superfície horizontal, depois devemos separar aqueles objetos que devem permanecer ou não no ambiente, e os que não são precisos devem ser armazenados.

Já nos quartos é importante que os armários sempre estejam organizados, aquela dica que parece clichê, mas não é: sempre arrume sua cama antes de sair! A partir dessa organização você conseguirá manter sua mente mais limpa e não se perder com a desorganização dos ambientes, ao manter essa organização você conseguirá então ter maior produtividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.