Quem tem uma residência pequena sabe como é necessário aproveitar todos os espaços, especialmente quando se tem criança em casa. É preciso saber dividir bem os móveis pela casa para que a mobilidade não seja afetada.

A residência pequena não precisa ser incômoda. Neste artigo, vamos ver algumas dicas do que pode ser feito para aproveitar todos os espaços com muita funcionalidade e elegância.

Opte por parede vazada

As paredes vazadas são opções muito utilizadas em uma casa pequena. Porém, algumas pessoas ainda escolhem as paredes tradicionais de alvenaria por pensarem que a vazada vai deixar o visual da casa feio. Enganam-se!

Essas paredes vazadas são tendência hoje em dia em residências pequenas. Elas são excelentes opções para aumentar visualmente o espaço pequeno, além de ser uma grande aliada para a organização do lar.

Você pode ter uma parede vazada por incluir uma estante no lugar da parede ou simplesmente deixar um vão aberto na sua parede, utilizando-a para acomodar alguns itens pessoais ou decorativos.  

Invista em prateleiras

As prateleiras também são grandes aliadas de quem precisa aproveitar melhor os espaços de uma residência pequena.

Não é de hoje que as prateleiras são usadas. Elas podem ser instaladas em cômodos como quartos, banheiros, cozinhas, salas, terraços, áreas de serviços e muitos outros. Nelas, você pode colocar de tudo, de material de limpeza a artigos decorativos.

Além de contribuir para a organização do lar, ela também proporciona um lindo visual no ambiente, deixando a casa muito atual, porém, muito charmosa.

Prefira porta de correr

Sabe quando a casa é pequena e você não pode colocar nada ao lado da porta porque assim, não vai atrapalhar na hora de abrir? Isso pode ser resolvido com a porta de correr.

Hoje em dia sofre com uma situação dessas quem quer. Atualmente, tem porta de correr para quarto, banheiro, sala e muito mais.

Você pode aproveitar todos os espaços próximos à porta, sem desperdiçar nenhum cantinho. Pois a porta de correr, não necessita dos espaços das portas tradicionais que vemos na maioria das casas brasileiras. Essa é uma grande dica para quem precisa de ideias para aproveitar cada metro quadrada da residência.

Além de ajudar na questão do espaço no ambiente, as portas de correr deixam o ambiente muito elegante, trazendo um ar de sofisticação para a residência.  

Coloque nichos em vários lugares

Você já ouviu falar em nichos? São itens que podem ajudar muito numa residência pequena. Eles podem ser instalados em qualquer ambiente da casa, na sala, no quarto, banheiro, área de lazer e muito mais.

Esses nichos podem ser usados para guardar itens importantes, como também servir apenas para colocar itens decorativos. Eles podem ser encontrados em diferentes tipos de materiais e cores, contribuindo para a decoração do ambiente.

Utilize o vão da escada

O vão da escada geralmente é usado para colocar coisas desnecessárias, mas isso já está mudando em algumas residências pequenas do Brasil. Essa parte importante da casa já está sendo transformada em espaços importantes do lar.

Embaixo, você pode aproveitar para criar uma mini biblioteca, área de café, adega, escritório de home office e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.