Se você ama o seu carro e faz o possível para que ele esteja sempre em ordem, com certeza já deve tomar muitos cuidados importantes.

Mas como conhecimento nunca é de mais, separamos a seguir algumas dicas de como você deve cuidar do seu carro de forma correta. Continue lendo a seguir para saber.

Verifique sempre o óleo do motor

Fique atento à manutenção do óleo do motor do seu veículo, pois muitas pessoas acabam ficando um longo tempo sem verificá-lo e esquecem que ele é o coração do automóvel, responsável pela refrigeração, limpeza e lubrificação do motor, que deve ser verificado regularmente. 

Portanto, cheque sempre o adesivo que fica colado no pára-brisa do veículo, pois lá está a data em que a troca do óleo deverá ser feita. 

Além disso, fique de olho também ao mostrador do painel, pois ele sempre dará informações fundamentais sobre o carro. 

Faça sempre alinhamento e balanceamento

Estar sempre fazendo o alinhamento e o balanceamento é crucial, pois evita desgastes irregulares dos pneus, o que é essencial para garantir a segurança do motorista e dos passageiros.

Estes dois procedimentos são recomendados a cada 10 mil quilômetros rodados, mas também podem ser feitos em caso de trocas de pneus ou outros componentes, batida nas rodas, direção sobre trechos longos de trepidações ou condições climáticas extremas.

Além disso, se notar que há imprecisão ou vibração ao dirigir, significa que deve passar pelos dois procedimentos mesmo sem fechar os 10 mil quilômetros.

Mantenha o carro sempre limpo

Uma dica muito simples, mas que muitas pessoas acabam deixando passar por conta da correria, é manter o veículo sempre limpo.

E isto é muito importante, pois a limpeza do carro vai além da estética, ela é crucial para que ele fique sempre em bom estado, em todos os sentidos, além de ser algo positivo também para o motorista.

Quando você mantém o interior do veículo limpo, consegue evitar o acúmulo de substâncias nocivas à saúde e que podem causar crises de alergia, bem como ácaros e fungos.

Já no exterior do carro, a sujeira pode comprometer a pintura e outros componentes, podendo até mesmo provocar manchas. 

Tome cuidado com os vidros e a lataria

Complementando a dica anterior,  os vidros do carro também precisam ser limpos constantemente. No entanto, um erro que muitas pessoas cometem, é ligar o limpador de pára-brisa quando o vidro está seco. 

Isso não deve ser feito, jamais, pois pode riscá-lo com o acúmulo de poeira e sujeira.

Além disso, a limpeza dos vidros vai muito além de higiene. É essencial que eles estejam sempre limpos porque o vidro embaçado prejudica a visão, o que é prejudicial para a sua segurança.

Agora, para a parte da lataria, ela já vem protegida contra a ferrugem e outros agentes nocivos, mas é comum que aconteçam pequenos acidentes, como riscos, batidas pequenas nas portas e pequenos amassados. 

E o que ocorre é que essas batidas, mesmo que pequenas, podem acabar retirando essa proteção e  causando danos piores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.