A quarentena e a pandemia do Covid-19 trouxeram uma série de mudanças necessárias para a vida de muitas pessoas. Nos tipos de negócios em que é possível muitas empresas conseguiram fornecer aos seus funcionários o trabalho remoto, tudo para evitar que as pessoas tenham que sair de casa.

Para quem está trabalhando em casa ou está de quarentena, essa é uma ótima oportunidade para analisar o seu orçamento, melhorando a saúde financeira. Quem busca uma maneira de obter renda extra, pode encontrar os números que mais saíram na Lotofácil para apostar e ainda conquistar mais dinheiro garantido.

1 – Ganhos e gastos

O primeiro passo para ter uma boa vida financeira, certamente é anotar todos os gastos que se tem em um mês, visualizando o seu cenário completo.

Como muitas pessoas estão trabalhando em casa, com uma nova rotina, tire algumas horas para pegar os comprovantes de pagamentos, faturas de cartão de crédito, etc.

No papel, tabela do computador, não importa, liste todos os ganhos, com as despesas fixas e essências. Coloque também os gastos variáveis, que façam parte do seu estilo de vida.

Ao olhar esses números vai poder ver os gastos que são recorrentes e que podem ganhar uma nova lista. No final, some quanto dinheiro que está entrando todos os meses, quanto que está gastando com o essencial e o que vem com a variável e dispensável.

2 – Dívidas

Depois de entender os gastos, é a hora de ver quais partes do seu orçamento estão sendo usadas para dívidas, aquelas que estão sendo pagas e as que estão paradas. Pode ser parcelamentos, empréstimos, boletos atrasados, mensalidades, fatura do cartão, cheque especial, entre outros.

Essa lista pode ser um pouco assustadora de ser feita, ainda mais para quem tem dificuldades em entender como que foi parar em uma situação de endividamento. Por mais que seja chocante, ela é muito importante para planejar os seus próximos passos.

3 – Fim do mês

Ao comprar os seus ganhos e gastos, com despesas essenciais, variáveis e as dívidas, como está a situação da sua conta no final do mês? Ficou sobrando dinheiro ou está faltando? Perguntas importantes a serem feitas nesse momento.

Caso tenha uma diferença muito grande entre os ganhos e gastos, aproveite esse choque para mudar as suas atitudes, tentando cortar os gastos em excesso.

Mostre essa tabela para as pessoas que dividem o dinheiro com você, incluindo essa discussão nas próximas conversas, principalmente para que todos possam ter um consumo consciente.

4 – Renegocie dívidas

As dívidas urgentes são aquelas que podem atrapalhar ainda mais a sua situação financeira. Caso tenha aluguel ou financiamento da casa, é a hora de procurar pelos responsáveis para mostrar que quer resolver essas questões.

Para as contas de luz, água, gás, é a hora também de renegociar esses valores para evitar que sejam cortados. Tente oferecer o pagamento da primeira parcela atrasada, fazendo o mesmo para outros pagamentos que podem estar parados, como a mensalidade da escola das crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.