Tentar descobrir onde investir seu dinheiro pode ser uma tarefa bastante assustadora.

Porém, tentar criar seu plano de investimento analisando primeiro os investimentos individuais é como tentar fazer uma viagem de ao redor do país antes de criar seu destino e roteiro.

Você está confuso. E, na pior das hipóteses, perdido. E não sabe como analisar um fundo de ações. 

Então, por onde você deve começar?

CATEGORIAS

Mas, mesmo antes de escolher os investimentos, há outra etapa crucial para garantir o sucesso do seu investimento. E isto é, organizando seus investimentos em categorias ou baldes.

BALDE

Existem três baldes principais nos quais você pode optar por colocar seu dinheiro. Esses não são blocos literais, são apenas uma maneira de você entender para que serve cada dinheiro no futuro.

Os três baldes que você deve considerar usar são os seguintes:

1 – Liquidez

2 – Longevidade

3 – Legado

Ao organizar cada um de seus reais suados em um desses baldes, ele ajudará você a entender para que servem e a evitar erros (por exemplo, – usar o dinheiro da aposentadoria para uma compra espontânea e desnecessária. .).

LIQUIDEZ

Algo que é “líquido” é apenas um termo financeiro para ilustrar que é facilmente acessível.

Este balde é onde você guarda o dinheiro necessário para uma emergência ou em algum momento no futuro próximo.

Isso se refere a coisas como dinheiro, contas correntes, poupança, CDs e outras quantias que você pode acessar rapidamente.

LONGEVIDADE

Este balde é onde você coloca o dinheiro que precisará no futuro.

Os investimentos reservados para o ensino superior para crianças, planejamento de aposentadoria ou outras despesas que serão incorridas no futuro se encaixam nesse grupo.

Na realidade, esse balde também pode ser dividido em baldes de médio e longo prazo.

Por exemplo, se você compra uma casa nos próximos 3 a 5 anos, esse dinheiro não precisa ser líquido, mas deve ser investido de maneira diferente de uma conta de aposentadoria que não será necessária por mais 25 anos.

LEGADO

Esse é o dinheiro que você nunca poderá usar e reservará para seus filhos ou qualquer outro indivíduo ou organização em que você queira causar um impacto positivo depois de falecer.

Eu me concentro em garantir que você tenha uma base sólida para os dois primeiros antes de se concentrar no terceiro balde.

INVESTIMENTO SEM ESTRESSE

A grande vantagem de usar esse sistema de balde são os benefícios psicológicos que você experimenta.

Por exemplo, se você tem bastante dinheiro economizado em um fundo de emergência (dentro do seu balde de “liquidez”), sabe que não precisa se preocupar com altos e baixos no curto prazo de seus outros investimentos. Claro, você não quer vê-lo perdendo valor, mas sabe que ficará bem, de qualquer maneira.

Se você não cuidou do seu balde de liquidez, pode ficar estressado sempre que houver uma queda nas suas contas de investimento. Especialmente se você souber que tem algumas contas próximas ou se surgir uma emergência.

A maioria das pessoas com quem me deparo começa a investir sem ter ideia do que está fazendo, para onde está indo, qual é o objetivo de seu dinheiro e como elas atingirão quaisquer objetivos que possam ou não ter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.