Ter uma habilitação hoje em dia significa muito para as pessoas, afinal de contas, tirar uma carteira de habilitação com tantas mudanças que ocorreram nos últimos anos nas leis de trânsito, não é para qualquer um.

Justamente por causa dessas mudanças, é que é preciso de muito preparo por parte do candidato. Afinal de contas, o candidato precisa fazer duas provas, uma teórica e uma prática, para conseguir sua CNH.

Neste artigo vamos te mostrar como você deve se preparar para fazer a prova teórica do Detran.

Prova do Detran – Como funciona?

Quem vai tirar a carteira de motorista deve saber que alguns passos são necessários e um deles é o curso na auto escola. Depois é preciso fazer duas provas, a teórica e a prática.

A prova teórica é a primeira a ser feita para conquistar a carteira de habilitação nacional. Esse exame é realizado logo depois que parte do curso de formação termina. Aqui, nessa prova, o candidato vai mostrar o que aprendeu do curso teórico-prático.

A prova prática é aquela em que o candidato vai colocar literalmente em prática tudo o que aprendeu no curso de formação.  

Primeiro, vem o curso prático de formação veicular, que ocorre em um veículo pertencente à instituição, onde o candidato percorre algumas vias da cidade, com a companhia de um instrutor de auto escola. Somente depois disso, é que o candidato vai finalmente para a prova prática de fato.

Simulado do Detran

O simulado é uma maneira dos candidatos testarem seus conhecimentos. Afinal de contas, na hora de responder a prova teórica, o nervosismo junto com a ansiedade pode atrapalhar bastante o raciocínio.

Por exemplo, digamos que você utilize o simulado detran ba para testar seus conhecimentos. Através dele você vai saber onde deve melhorar e em quanto tempo vai conseguir responder às provas por completo. Isso é importante, porque geralmente o tempo limite para responder todas as questões é de até 60 minutos.  

Como se preparar para a prova?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as provas do Detran, veja como se preparar para fazer a prova.

Estude com bastante atenção

A primeira dica é estudar com bastante atenção. Na auto escola, você vai receber um livro didático com alguns ensinamentos importantes.

Aproveite para estudar ainda mais aquelas questões que você não domina tanto, ou que ainda tem dificuldade.

Chegue antes do horário marcado

No dia da prova, procure sair mais cedo de casa para evitar possíveis atrasos, pois, mesmo as provas sendo feitas no computador, nenhum candidato pode entrar depois que é chegada a hora marcada.

Mantenha a calma

Mantenha a calma no dia da prova. Para isso, talvez seja necessário, um dia antes, fazer algo para espairecer a mente. Evitando o nervosismo, você consegue acertar pelo menos 70% das questões. É por isso que é tão importante fazer o simulado do Detran, pois por meio dele você consegue ficar mais calmo no dia da prova.

Fique atento as pegadinhas

Algumas provas do Detran tem questões que são na verdade pegadinhas, ou seja, questões que parecem ser uma coisa, mas é outra. Sendo assim, antes de responder, revise a pergunta com cuidado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.