O sonho de todo brasileiro é ter a casa própria e para isso, é preciso de muita labuta. Mas com um bom planejamento é possível conquistar esse sonho.

A compra do primeiro imóvel tem um gostinho especial. É além da realização de um sonho, uma satisfação pessoal. Mas para que essa alegria não acabe em tristeza é preciso ter alguns cuidados na jornada da compra da casa própria.

Neste artigo, você vai ver alguns itens essenciais que devem ser praticados antes da compra de seu primeiro imóvel. Continue lendo.   

Se organize financeiramente

Para realizar o sonho de comprar seu primeiro imóvel é necessário se organizar financeiramente. Ninguém que não tenha esse tipo de organização consegue conquistar algo, muito menos uma casa própria.

É preciso ser uma pessoa disciplinada, organizada nas finanças. Quem tem o hábito de contrair muitas dívidas dificilmente tem a vida financeira organizada. Por isso, elimine qualquer dívida que você tenha ao longo do caminho.

Sempre que precisar comprar algo, faça isso comprando à vista. E reserve uma porcentagem da sua renda mensal para investir no seu imóvel.

Escolha o tipo de imóvel

A segunda dica é muito importante também e deve ser decidida com bastante antecedência. Você deve escolher o tipo de imóvel que deseja comprar. Você precisa decidir se vai comprar uma casa, um apartamento ou uma COBERTURA WAVE BY YOO no Rio de Janeiro, por exemplo.

Somente depois que você escolher o tipo de imóvel que deseja comprar, então você vai conseguir traçar metas para conquistar resultados.

Cada tipo de imóvel exige um planejamento financeiro diferente, mas não é impossível alcançá-lo. Por isso, tome a decisão antecipadamente.

Analise a necessidade de fazer um financiamento

Muitas pessoas decidem comprar um imóvel sem recorrer a instituições financeiras e essa é sem dúvida a melhor decisão. Mas algumas pessoas não têm tantas condições e precisam dessa ajuda.

Você precisa analisar seu caso, antes de sair aceitando as propostas das financeiras. Algumas pessoas ficam iludidas com a possibilidade de comprarem logo seu primeiro imóvel e aceitam as ofertas que muitas vezes contam com juros altíssimos.

Cuidado ao tomar uma decisão assim. Por isso, analise com cuidado a sua situação.  

Escolha a melhor condição do imóvel

Outra dica super importante para você que vai comprar seu primeiro imóvel é escolher a melhor condição. Há imóveis novos, de segunda mão e na planta.

Muitos decidem comprar o primeiro imóvel de uma outra pessoa, alguns acham essa ideia bem mais vantajosa financeiramente falando. Alguns não abrem mão de ter seu primeiro imóvel sendo o primeiro morado.

Você deve analisar o que é melhor para você e tomar essa decisão consciente de que em todos os casos há prós e contra.

Verifique se há dívidas pendentes

Ao escolher um imóvel para visitar, verifique se há dívidas pendentes, especialmente naqueles que já foram usados. Com a matrícula do imóvel você consegue descobrir se há dívidas e qual o valor.

Além disso, esteja preparado para arcar com alguns custos iniciais assim que você resolver comprar seu primeiro imóvel. Esses custos envolvem o pagamento de IPTU, taxa para transferência de titular e outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.