Muitos profissionais da área da saúde tem uma rotina que é bem atarefada, com compromissos, consultas em locais diferentes, atendimentos e atividades diversas. Para conseguir dar conta desse dia super corrido, é preciso saber como gerenciar o tempo, o que não é uma tarefa fácil.

Por isso, vamos falar algumas dicas de produtividade que podem ser usadas pelos profissionais da saúde, conseguindo descomplicar a sua rotina, conseguindo ter tempo para terminar todas as tarefas da vida profissional e ainda ter tempo para manter uma vida pessoal ainda mais saudável.

Organização

A gestão do tempo, nada mais é, do que uma boa organização do dia a dia e do seu espaço. Contar com um ambiente organizado facilita para que as atividades possam ser realizadas com pontualidade. Por exemplo, manter os seus objetos do consultório organizado, com uma mesa organizada, com porta jaleco e deixando todos os objetos usados a mão.

A pontualidade precisa ser mantida nas atividades do dia a dia, mas também para a vida pessoal. Por mais que seja mais complicado, é preciso estabelecer um tempo fixo para cada uma das atividades, seja as consultas com os pacientes, mas também uma ida ao supermercado para compras.

Tente medir o tempo que precisa para executar as atividades programadas, tentando manter o máximo o horário que delimitou para aquilo. Os profissionais da saúde têm uma dificuldade maior com isso, pois é difícil precisar exatamente quanto tempo a consulta vai demorar, pois varia conforme os pacientes.

Agenda

Ter uma agenda que esteja atualizada com os compromissos profissionais e pessoais funciona muito bem como ferramenta de gestão de tempo. O celular está sempre à mão, por isso, uma agenda online pode ser a principal aliada e que vai te trazer muito mais praticidade. Consultando e criando as atividades a qualquer momento, recebendo as notificações para não perder nenhum compromisso.

Pausas

Também é bem importante fazer pausas durante o dia, para tomar um café, fazer uma caminhada ou alguma atividade que seja do seu gosto. Para isso, é muito importante ter bem definido os horários de trabalho. As pausas não devem ser tratadas como um luxo, mas sim como uma maneira de manter o dia mais produtivo, garantindo um atendimento melhor e a atenção ideal para os pacientes.

Não centralize tarefas

Saiba delegar as tarefas para não ficar acumulando todas as funções que outros profissionais podem te ajudar. Como profissional da saúde, é importante acompanhar todos os processos, mas não deve ser feito tudo sozinho. Ter uma equipe que possa ajudar a cuidar da agenda, além de outros profissionais para ajudar nas tarefas de rotina.

Hobby

Adotar um hobby pode ser uma boa opção para conseguir desligar um pouco a mente do consultório e das responsabilidades. Fazer uma atividade diferente, vai ajudar a relaxar e quando você voltar para as atividades de rotina, vai estar renovado e com mais ânimo para realizar um atendimento de maior qualidade ainda. O lazer é muito bom para melhorar a produtividade no trabalho e renovar as energias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.