Renovar completamente seu jardim ou quintal exige muito planejamento, mas se você está pronto para realizar seus sonhos de jardinagem, precisa saber por onde começar.

O que é paisagismo?

A arquitetura paisagística ou paisagística é a arte de projetar, reabilitar e conservar os espaços naturais, respeitando conscientemente a configuração do ambiente. 

Trata-se de visualizar uma imagem para um espaço e então criar esse espaço em um trabalho multidisciplinar.

Aqui daremos algumas dicas e ideias para você colocar suas habilidades paisagísticas à prova, entretanto, recomendamos consultar um profissional de paisagismo curitiba

Determine suas necessidades e desejos

O primeiro passo para renovar seu espaço externo é determinar exatamente o que você deseja. Você quer criar um jardim em casa? Um espaço para seus animais de estimação? Uma área para reuniões familiares? 

Você quer privacidade? O seu espaço é cercado por paredes ou outros edifícios? Faça a si mesmo essas perguntas e crie uma lista de acordo com suas necessidades e desejos.

Identifique quanta luz seu jardim recebe (e onde)

É particularmente importante tomar nota da quantidade de sol que seu jardim recebe, as áreas sombreadas e as áreas que ficam empoçadas quando chove.

 Isso o ajudará a lidar com as áreas problemáticas existentes, escolher plantas apropriadas para cada clima e definir locais de descanso.

Procure inspiração!

Até os maiores gênios do design buscam inspiração (ou a encontram nos cantos mais inesperados), então, depois de se familiarizar com o seu jardim e o design que melhor se adapta ao seu estilo de vida.

Busque inspiração na internet. Livros de jardinagem, parques ou jardins botânicos.

Combine texturas

A utilização de materiais naturais tornará o seu jardim um local mais harmonioso. No entanto, se quiser se aventurar um pouco mais longe.

Você precisará combinar as texturas, tamanhos e cores de suas superfícies duras (corredores, paredes, fontes) com outras suaves (árvores, arbustos, gramados) para criar uma paisagem coesa.

Encontre um ponto focal

Enfatize a importância de encontrar um bom equilíbrio entre a repetição – o que dará uma sensação de coesão – mas para evitar ser monótono, encontre um ponto focal. 

A boa notícia é que é um princípio muito simples de implementar, pois você pode consegui-lo com uma escultura, uma planta impressionante ou um vaso vibrante.

A técnica como base

Técnica construtiva e técnica de jardinagem como fundamento de qualquer projeto, aplicada ao design.

Seu estilo

A sua estética, o seu estilo de vida, os seus gostos e preocupações devem ser respirados nas propostas de design que recebe.

O estilo do paisagista

O paisagista, como qualquer artista, embora possa trabalhar em diferentes registros, costuma apresentar traços característicos de design que incorpora de forma inequívoca em suas obras.

Mas o mais importante, sem o que o melhor dos designs pode ser um fracasso, é o entendimento com os gostos e necessidades do proprietário. 

Por isso, leve em consideração não só o estilo, mas também a empatia e o “sentimento” que você tem com o paisagista ao contratá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.