Todo bom condomínio — bem como o Areia Leblon — precisa de uma equipe altamente treinada e preparada para que o local funcione perfeitamente em todos os aspectos.
Assim como síndico, o zelador também é uma das partes mais importantes dentro de um condomínio, pois sua colaboração é fundamental.
Continue lendo a seguir e saiba o que é preciso para se tornar um ótimo zelador e quais são suas funções.
O que é preciso para ser um zelador
Se você deseja se tornar um zelador, saiba que, apesar de não existir nenhuma exigência para exercer o cargo, existem alguns pontos que podem ser positivos para o profissional que deseja ocupar esse cargo.
Não existe obrigatoriedade legal do que é preciso para ser um zelador, mas é imprescindível que ele possua cursos de manutenção, que saiba fazer gerenciamento de pessoas e que tenha conhecimento — ao menos mediano — de computação. Quanto mais atributos você tiver, maiores são as chances de conseguir um bom emprego e um bom salário.
O zelador deve realizar inspeções e efetuar pequenos reparos
Uma das funções principais do zelador é realizar inspeções nas instalações do prédio para verificar itens que precisam de reparos ou limpeza. Além disso, é função dele observar as condições de funcionamento da parte elétrica e hidráulica, elevadores etc. e comunicar a necessidade de reparos para que as medidas necessárias sejam tomadas.
Outras tarefas simples que também são responsabilidade do zelador, são: acender e apagar luzes, trocar interruptor e lâmpadas, reparar portões e telhados, substituir fechaduras e verificar fechamento de portas e janelas, dentre outras.
O zelador deve atender pessoas
Outra tarefa do zelador também é realizar o atendimento aos funcionários das empresas de água, luz, telefone e TV a cabo etc.
Além disso, deve solicitar aos condôminos, por interfone, acesso de visitantes, observar movimentação de pessoas pela localidade e controlar a circulação de pessoas e veículos.
O zelador deve orientar, supervisionar e distribuir as tarefas dos seus subordinados
Mais uma das funções do zelador é orientar, supervisionar e distribuir as tarefas aos seus subordinados, que são os funcionários da limpeza, responsáveis pela portaria, segurança e outros.
Ele deve exigir disciplina e pontualidade, pois é muito importante para que o condomínio seja mantido nas condições ideais.
É função do zelador supervisionar reformas e obras
Outra responsabilidade do zelador é realizar a supervisão de reformas e obras que acontecem dentro do condomínio.
Portanto, o profissional deve fiscalizar e acompanhar os serviços de manutenção e reparos, zelar e inspecionar as prestações de serviços, comunicar imprevistos que acontecem durante as obras, comunicar ao síndico sempre que algum morador realizar reformas que interfiram na rotina do condomínio, dentre outras coisas.
É função do zelador fornecer suporte aos moradores
Por fim, mais uma tarefa do zelador é fornecer total suporte aos moradores. Dessa forma, ele deve estar sempre disponível para orientar e ajudá-los no que for preciso.
Nesse sentido, o zelador deve repassar as reclamações e necessidades dos condôminos para o síndico, alertar os moradores sobre as regras de segurança, convivência e funcionamento, dentre outras.