Todo bom condomínio — bem como o Areia Leblon — precisa de uma equipe altamente treinada e preparada para que o local funcione perfeitamente em todos os aspectos.

Assim como síndico, o zelador também é uma das partes mais importantes dentro de um condomínio, pois sua colaboração é fundamental.

Continue lendo a seguir e saiba o que é preciso para se tornar um ótimo zelador e quais são suas funções.

O que é preciso para ser um zelador

Se você deseja se tornar um zelador, saiba que, apesar de não existir nenhuma exigência para exercer o cargo, existem alguns pontos que podem ser positivos para o profissional que deseja ocupar esse cargo. 

Não existe obrigatoriedade legal do que é preciso para ser um zelador, mas é imprescindível que ele possua cursos de manutenção, que saiba fazer gerenciamento de pessoas e que tenha conhecimento — ao menos mediano — de computação. Quanto mais atributos você tiver, maiores são as chances de conseguir um bom emprego e um bom salário. 

O zelador deve realizar inspeções e efetuar pequenos reparos

Uma das funções principais do zelador é realizar inspeções nas instalações do prédio para verificar itens que precisam de reparos ou limpeza. Além disso, é função dele observar as condições de funcionamento da parte elétrica e hidráulica, elevadores etc. e comunicar a necessidade de reparos para que as medidas necessárias sejam tomadas.

Outras tarefas simples que também são responsabilidade do zelador, são: acender e apagar luzes, trocar interruptor e lâmpadas, reparar portões e telhados, substituir fechaduras e verificar fechamento de portas e janelas, dentre outras.

O zelador deve atender pessoas

Outra tarefa do zelador também é realizar o atendimento aos funcionários das empresas de água, luz, telefone e TV a cabo etc.

Além disso, deve solicitar aos condôminos, por interfone, acesso de visitantes, observar movimentação de pessoas pela localidade e controlar a circulação de pessoas e veículos.

O zelador deve orientar, supervisionar e distribuir as tarefas dos seus subordinados

Mais uma das funções do zelador é orientar, supervisionar e distribuir as tarefas aos seus subordinados, que são os funcionários da limpeza, responsáveis pela portaria, segurança e outros.

Ele deve exigir disciplina e pontualidade, pois é muito importante para que o condomínio seja mantido nas condições ideais.

É função do zelador supervisionar reformas e obras

Outra responsabilidade do zelador é realizar a supervisão de reformas e obras que acontecem dentro do condomínio.

Portanto, o profissional deve fiscalizar e acompanhar os serviços de manutenção e reparos, zelar e inspecionar as prestações de serviços, comunicar imprevistos que acontecem durante as obras, comunicar ao síndico sempre que algum morador realizar reformas que interfiram na rotina do condomínio, dentre outras coisas.

É função do zelador fornecer suporte aos moradores

Por fim, mais uma tarefa do zelador é fornecer total suporte aos moradores. Dessa forma, ele deve estar sempre disponível para orientar e ajudá-los no que for preciso.

Nesse sentido, o zelador deve repassar as reclamações e necessidades dos condôminos para o síndico, alertar os moradores sobre as regras de segurança, convivência e funcionamento, dentre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.