Até a alguns anos atrás era muito difícil abrir uma conta bancária, sendo necessário o fornecimento de vários dados e documentos, além de outros processos, além disso, essa atividade poderia levar mais que um dia.

Hoje em dia, já não vemos mais essa dificuldade, pois os bancos possuem recursos que facilitam o processo de abertura de conta. Com isso, uma pessoa pode abrir uma conta bancária em apenas algumas horas.

Atualmente vemos vários bancos oferecendo seus serviços e quase todos parecem ser muito atrativos. Mas como escolher o banco certo para abrir uma conta bancária? O que é preciso levar em conta na hora de escolher um?

É sobre isso que vamos falar neste artigo. Se o assunto é de seu interesse, continue lendo até o final.

Qual banco escolher para abrir uma conta?

Como disse, há vários bancos hoje em dia oferecendo seus serviços e produtos. Mas para que você faça uma boa escolha é preciso ver os pontos positivos e também negativos. Por exemplo, se você for abrir uma conta na Caixa Econômica é necessário ver qual o limite de saque Caixa Poupança ou Conta Corrente, verificar as reclamações no BC e também no site Reclame Aqui.

Além disso, antes de escolher o banco para abrir a conta é necessário ver se há plataforma de investimento, se oferecem algum cartão, se cobram taxas por serviços, quais serviços são disponibilizados e tudo o que envolve saques e depósitos.

É preciso fazer uma avaliação minuciosa para escolher o melhor banco para as suas necessidades. Dessa forma, você evita abrir várias contas em bancos diferentes, com custos com taxas e outros.     

Conta digital ou tradicional?

Hoje uma pessoa pode escolher entre abrir uma conta tradicional ou uma conta digital. Na conta tradicional, a pessoa precisa se dirigir até um banco físico e conceder algumas documentações para abrir a conta.

No caso da conta digital, o processo é bem diferente e rápido. Para abrir a conta, basta baixar o aplicativo do banco, fornecer alguns dados e pronto.

No geral, as contas tradicionais ou digitais oferecem basicamente os mesmos serviços, o que muda é apenas o processo de abertura. Até porque, as contas tradicionais também contam com aplicativos que o cliente pode baixar e fazer transações bancárias.  

Mas em alguns casos, é preciso saber que não haverá atendimento presencial para alguns tipos de contas digitais como, por exemplo, para quem abre uma conta Nubank ou Inter.

Como fazer uma escolha segura?

Para fazer uma escolha segura é preciso seguir alguns passos. O primeiro, é avaliar a pontuação do banco no site Reclame Aqui. O ideal é que a instituição bancária tenha uma pontuação acima de sete.

Além disso, você terá a chance de ver quais são as principais reclamações de alguns clientes com respeito aos serviços e produtos do banco em questão. Nesse site, você também vai observar se a instituição se empenha em resolver os problemas.

Outra forma de fazer uma escolha segura é observando o ranking de reclamações do Banco Central. Neste caso aqui, vale mais o banco que conter uma pontuação pequena, pois isso significa menos problemas e mais credibilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.