A cada dia que passa mais pessoas são atraídas pelas ofertas em diferentes lojas online. Algumas pessoas já perceberam que fazer compras na internet é mais vantajoso do que em algumas lojas físicas.

Mas com tanta gente recorrendo à internet para fazer compras, alguns criminosos também tentam tirar vantagem disso. Por este motivo, é importante sabermos de alguns cuidados ao realizar compras pela internet, para não sermos a próxima vítima desses criminosos.

Você também quer saber quais os cuidados necessários ao realizar uma compra na internet? Então confira este artigo e veja algumas dicas.

Informe-se sobre a loja virtual

A primeira coisa que você deve fazer é se informar sobre a loja virtual.

Sempre que você encontrar o que procura, ou ser atraído por um preço atraente, procure saber antes de realizar a compra se a loja tem uma boa reputação, se faz as entregas no período determinado, se o produto entregue é o mesmo que o solicitado e outros detalhes.

Saber disso vai ajudar você a tomar a melhor decisão sobre fazer ou não compra em determinada loja online.

Veja se o site é confiável e seguro

Outra coisa que pode ajudar muito a evitar que você caia em um golpe é verificar se o site é confiável ou seguro.

Existem alguns meios para saber disso e um deles é verificar se a página tem o cadeado de segurança. É fundamental que você tenha esse conhecimento antes de digitar ou cadastrar algum dado pessoal.

Por exemplo, muitos conseguem descobrir cartão crédito pelo CPF e aplicam golpes que podem causar muitas dores de cabeças. Por isso, recorra a sites que podem dar a informação que você precisa, para descobrir se determinado site é confiável.

Cuidado com o compartilhamento de dados

Os criminosos todos os dias criam páginas, perfis e aplicativos fakes para enganar milhares de pessoas quando vão às compras online. Por isso, cuidado com o compartilhamento de seus dados em aplicativos ou páginas que não são confiáveis.

Evite fazer um cadastro em links só porque aparentemente uma pessoa conhecida sua lhe enviou. Outra dica é fazer transações bancárias apenas nos aplicativos oficiais do seu banco.

Avalie as recomendações antes de comprar

Outra dica importante antes de fazer alguma compra na internet é solicitar recomendações de sua rede de contatos. Por exemplo, peça sugestões de sites confiáveis e seguros a seus amigos e familiares.

Você também pode recorrer a páginas na internet que podem passar algumas avaliações de pessoas que já fizeram compras em determinado site.

Além disso, avalie também com seus contatos a experiência deles com a compra, se chegou no prazo, se o site tem uma boa navegabilidade e outros fatores.

Avalie as ofertas muito baratas

Quem não gosta de uma boa promoção? O brasileiro é atraído por descontos, mas antes de sair comprando tudo que encontrar em promoção na internet, desconfie.

Ofertas com preços bem abaixo do preço de mercado é suspeito. Alguns golpistas colocam preços bem atrativos para chamar atenção dos consumidores.

Nunca faça depósito para pessoa física

Se você estiver realizando uma compra e na hora do pagamento perceber que os dados bancários para depósito ou apagamento estão no nome de pessoa física, desista da compra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.