A maioria das pessoas não sabem como economizar dinheiro e por isso estão sempre endividadas, sem falar que não conseguem realizar algum desejo pessoal por falta de organização financeira.

Essa situação piorou muito agora que enfrentamos a pandemia. Com a perda de tantos empregos, economizar dinheiro ficou cada vez mais difícil para a grande massa dos brasileiros. Mas você sabia que é possível economizar dinheiro em um cenário como o que estamos vivendo agora?

Mesmo diante dessa crise financeira que se abateu em nosso país, é possível se planejar financeiramente por meio da economia. Veja agora algumas dicas importantes.

Tenha um objetivo

Antes de qualquer coisa, a primeira sugestão que daremos aqui é para que você tenha um objetivo. Algumas pessoas economizam dinheiro para fazer uma reforma na casa, outros para investir em saúde, já alguns para comprar um iPhone.

Independentemente de qual seja seu objetivo, você precisa ter ele bem em mente sempre que precisar fazer algum sacrifício, pois economizar dinheiro exige muito sacrifício.

Com o alvo em mente será mais fácil para você suportar algumas tentações de gastar o dinheiro e esse processo não será muito doloroso.

Só realize compras à vista

Outra forma de economizar dinheiro é realizando compras apenas a dinheiro, ou seja, à vista. Esse negócio de comprar tudo no cartão de crédito ainda mais parcelado, significa que você está perdendo dinheiro.

Primeiro, com uma compra à vista você pode pedir algum desconto e também se livrar das taxas do cartão de crédito. Além disso, quando a fatura é paga depois do dia do vencimento, você paga juros altíssimos.

Ou seja, com a compra realizada à vista, você só ganha e evita todos esses gastos.

Elimine dívidas antigas

É importante eliminar dívidas antigas para poder economizar dinheiro. Ninguém consegue ter uma economia de dinheiro, cheia de dívidas antigas. Por isso, faça um acordo e vá eliminando dívidas atrasadas, uma a uma, de preferência à vista, assim você consegue um desconto maior na hora de quitá-las.

Evite comprar coisas desnecessárias

Outra sugestão muito importante para quem deseja economizar dinheiro é evitar comprar coisas desnecessárias. Tem pessoas que não conseguem ficar com dinheiro no bolso que inventam algumas desculpas para comprar algo. Com essa atitude ninguém consegue guardar nada.

Ao sair de casa para comprar algo é importante ter uma lista do que realmente é prioridade e essencial. Com uma lista em mãos fica mais fácil se controlar na hora de gastar.  

Anote tudo o que compra

Muitas pessoas acham essa tarefa uma bobagem, mas se você colocar em prática vai ficar espantada de ver para onde a maior parte do seu dinheiro vai. A maioria das pessoas gastam seus recursos com coisas supérfluas.

Essa anotação vai ajudar você a separar seu dinheiro para pagar contas e despesas de cada mês, além de evitar gastar com coisas desnecessárias.

Mude sua rotina

Fazer uma mudança na rotina também é importante para quem deseja economizar dinheiro. Por exemplo, tem gente que não sai de casa sem chamar um táxi ou transporte por aplicativo. Outras só saem de carro, mesmo que para perto. Tudo isso são gastos que poderiam ser economizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.